Após um período de pesquisa de preços, visitas, vistorias e um processo burocrático, você finalmente conseguiu encontrar o tão sonhado imóvel dos sonhos, aquele apartamento perfeito para compartilhar os melhores momentos com sua família e amigos. 

Agora, depois de escolher o imóvel, é hora de organizar a mudança para o novo apartamento. Um processo que exige planejamento e até mesmo desapego. 

Embalar caixas, separar o que será útil para a nova casa, comunicar o novo endereço são algumas ações que devem ser realizadas durante a mudança. E para te ajudar, separamos 7 dicas que te ajudarão bastante durante a mudança de apartamento. 

1 – Planeje a mudança de apartamento

O primeiro passo para facilitar a mudança é planejar cada atividade a ser realizada e distribuí-la entre os membros da família. 

Para que todo o processo seja ainda mais simples, faça uma planilha ou escreva em algum caderno, todas as ações que deverão ser feitas. Além disso, com auxílio de etiquetas e canetas, escreva nas caixas em que cômodo ela deve ficar e quem é o responsável. Estabeleça ainda um checklist de tudo que deve ser realizado, conseguir embalagens, caixas, etiquetas, limpar a casa nova. 

Em seguida, selecione a transportadora para fazer a mudança, afinal se optar por realizar esse processo sozinho, pode ser que algo dê errado e o dinheiro que economizou precise ser usado para outro fim. Portanto, contrate empresas e profissionais especializados e com boas indicações. 

2 – É hora de desapegar

Já que irá mudar de casa, nada melhor do que mudar velhos hábitos também e desapegar de itens que não usa mais. Se algo está parado há um ano ou mais, não tem porque levar para a casa nova, certo? Então, é hora de desfazer de itens sem nenhuma utilidade e também de objetos que nem sequer lembrávamos onde estavam.

Caso tenha roupas que também estejam “esquecidas” no guarda roupa, analise bem o estado em que se encontram. Se estiverem em boas condições, doe para alguma ONG ou outra instituição para que distribuam as peças entre os mais necessitados. Você pode também fazer um bazar beneficente e doar o dinheiro arrecadado. Ou ainda, colocar algumas peças a venda na internet. 

Estas dicas valem também para aqueles objetos, como livros, brinquedos e até móveis parados que só irão ocupar espaço no apartamento novo. 

3 – Prepare as embalagens e um kit de emergência

Proteja móveis, roupas, eletrodomésticos

Quando for realizar a mudança de apartamento, conte com uma boa transportadora que ofereça inclusive o serviço de empacotamento de móveis e até mesmo seguro. Mas, se não pode arcar com as despesas, embale você mesmo os itens cuidadosamente. Invista em papel-bolha, papel kraft, jornais e outros materiais que podem reforçar a segurança dos seus móveis.

Itens como eletrodomésticos e objetos feitos de vidros e cerâmicas exigem um cuidado a mais, portanto embale-os em plástico bolha e reforce com jornal. Utensílios de cozinha também merecem um cuidado especial. Acompanhe de perto tanto o embarque quanto o desembarque de cada peça. 

Suas roupas também merecem uma atenção especial, logo separe em malas aquelas que não necessitará de imediato. Uma outra opção é embalar em sacos plásticos para mantê-las longe de umidade, poeira e até mesmo de traças.

Prepare um kit de emergência

O processo de mudança é um pouco complicado e imprevistos podem acontecer, como desvio da rota na transportadora ou atraso na entrega. Logo, é recomendável que você tenha um kit de emergência para passar pelo menos 3 dias.

Separe itens importantes como documentos e itens pessoais e delicados para que você carregue no carro no dia da mudança. Além disso, separe itens de higiene e peças de roupas para o trabalho, escola e outros compromissos e deixe guardados em mochilas para que também sejam transportados com você.

4 – Faça uma visita ao novo lar

Antes de se mudar para a nova casa, faça uma última visita ao novo lar. Verifique como está a parte elétrica e hidráulica do apartamento. Uma boa ideia é levar algum aparelho para testar nas tomadas como, por exemplo, uma lâmpada, e verificar como está a saída de água das torneiras.

Observe se não é necessário fazer algum pequeno reparo antes da mudança. Você também deve avaliar a situação de armários e gavetas, caso já venham embutidos no imóvel.

Aproveite também a visita e converse com o síndico do prédio para saber em quais horários a mudança é permitida, o que pode ser transportado no elevador e já deixe tudo agendado.

5 – Atualize o endereço junto às prestadoras de serviço

Outro processo importante durante a mudança de apartamento é comunicar a cada empresa qual será o novo endereço para entrega de correspondência. Além disso, não se esqueça de ligar nas prestadoras e agendar o desligamento dos serviços da casa antiga, se possível para um dia antes da mudança. Casa tenha débitos com as empresas, quite-os e antes de mudar para o novo apartamento. 

Aproveite também e solicite o ligamento destes serviços na casa nova e veja se os antigos moradores não devem nada. 

6 – O dia da mudança

Uma dica básica para te ajudar durante a mudança de apartamento é deixar as caixas embaladas com o nome do cômodo que será destinada e no dia da mudança já deixe todas as embalagens no seu destino. Um outro truque simples e que, inclusive, fará com que economize dinheiro é escolher o melhor dia para se mudar. 

Evite mudar aos domingos e feriados, porque isso renderá despesas extras. Fora esses dias, o recomendado é fazer a mudança aos sábados, pois é provável que estará de folga para acompanhar o processo e ainda terá o domingo para arrumar todos os objetos. E se conseguir, ainda dá para se mudar na sexta e sobrará o final de semana para ajeitar o apartamento.

Ah, e se conseguir fazer a mudança em dias como segunda ou terça, o valor da mudança será mais em conta, pois algumas empresas que fazem o serviço podem cobrar mais barato, pois a demanda para esses dias é bem menor se comparada aos outros dias da semana.

Mas, e se eu tiver crianças pequenas ou algum animal de estimação, como devo fazer? A dica aqui é deixar o animalzinho com algum parente ou amigo até ajeitar a casa nova. E você não precisa envolver as crianças nesse processo, porque pode ser incômodo para as duas partes. Você pode deixar os pequenos com os tios ou avós durante a mudança. 

7 – Prepare o novo apartamento e organize os cômodos

Com o apartamento preparado para receber a mudança e as caixas destinadas aos locais corretos é hora de organizar cada cômodo. Opte por arrumar as coisas devagar e arrumar cada cantinho aos poucos para facilitar o seu trabalho. Durante a organização, priorize os cômodos essenciais como cozinha, quartos, banheiros e área de estar

Uma outra dica é pedir ajuda para amigos e familiares durante a mudança de apartamento, isso resultará em um processo rápido e mais econômico.

Agora que já sabe alguns truques simples que podem te ajudar no dia da mudança de apartamento, que tal dar uma olhada nas opções de apartamentos prontos para morar que temos disponíveis para você colocar essas ideias em prática?

(Visited 15 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *