A decisão de comprar um imóvel sempre abrange muitas questões. É uma etapa bastante significativa na vida de uma pessoa, que envolve não só assuntos financeiros, mas emocionais e psicológicos também. Afinal, estamos falando de sonhos, planejamentos e até economias de uma vida inteira para realizar o sonho de morar com conforto e qualidade.

E para que esse investimento não vire um pesadelo, há que se considerar alguns fatores na escolha da construtora responsável pelo empreendimento. Além de dores de cabeça com infraestruturas mal projetadas e entregas diferentes do que estava acordado em contrato, você ainda corre o risco de ficar à mercê dos atrasos ou mesmo ter que lidar com a falência antes do seu tão sonhado apartamento estar pronto. E sim! Isso ainda é muito comum nesse mercado, e a quantidade de pessoas que ficam anos arrastando um processo nos tribunais, é de assustar!

Por isso, nesse artigo vamos te ajudar em 8 passos, como escolher com tranquilidade e conhecimento, a melhor construtora de Goiânia. Assim, você estará munido de todas as informações necessárias para fazer um investimento seguro e satisfatório para o seu bolso e sua família.

1 – Avalie a credibilidade e o tempo de mercado

como-escolher-a-melhor-construtora-de-goiânia

Não se consegue credibilidade com promessas. Credibilidade se consegue com resultados. E a maior prova de credibilidade de uma construtora é a forma como ela gerencia seus projetos e cumpre todos os requisitos acordados desde o início da negociação.

Nessa fase, pesquise se a construtora tem cumprido com todas as etapas das obras em andamento, dentro do tempo determinado por ela. Normalmente, essas informações são disponibilizadas no site da própria empresa, com todas os detalhes sobre o andamento da obra e sua evolução.

Avalie o tempo que ela tem de mercado. Com a facilidade de acesso às informações que temos hoje, é quase impossível uma empresa não idônea permanecer em atividade por muito tempo. Os deslizes são facilmente espalhados para o maior número de pessoas possíveis, inclusive na internet, pois quando há uma insatisfação com um produto ou serviço, a primeira coisa que alguém faz é manifestar o seu aborrecimento nas redes.

Por isso, as empresas que honram e respeitam o compromisso com os seus clientes, tendem a permanecer no mercado por muitos anos.

2 – Confira a qualidade construtiva

Engenheiro explicando projeto ao cliente.

Construtoras idôneas fazem questão de serem transparentes com o cliente e entregarem o máximo de informação possível para atestarem a qualidade da obra e o padrão de construção.

Comece visitando o empreendimento e pergunte sobre cada detalhe do imóvel. Levante todos os pontos de dúvida que possam inviabilizar o negócio e não se acanhe ao solicitar que o corretor esclareça e apresente todas as vantagens de você fechar o negócio. Peça para conhecer a maquete do empreendimento, questione a qualidade dos materiais, metragem do imóvel, diferenciais da área de lazer e não se esqueça de avaliar a qualidade do acabamento.

Há muitas propagandas no mercado que enchem os olhos do cliente e ao final não entregam metade do que foi prometido. Logo, uma construtora séria, não abre mão de esclarecer todas as dúvidas e deixar o cliente seguro de que está adquirindo um imóvel com garantias e credibilidade.

3 – Analise o projeto e a valorização dos empreendimentos

Análise de projeto para escolher a melhor construtora de Goiânia.

Por mais absurdo que seja, existem construtoras no mercado que negociam a venda do imóvel sem antes mesmo de o projeto estar aprovado na prefeitura e com todas as documentações em dia.

É fundamental verificar junto ao cartório de Registros de Imóveis do seu município se o projeto de incorporação está aprovado e se a autorização da prefeitura já foi emitida. Ambos estarão registrados se a construtora for de confiança. Além disso, é necessário verificar se há o Atestado de Capacidade técnica para a construção do empreendimento que você deseja adquirir.

Quanto à valorização dos empreendimentos, procure entender se você está negociando com uma empresa que investe em inovação, que tem uma história de produtos lançados de sucesso e não apenas um caso isolado. Pergunte se a construtora investe em pesquisas antes de lançar um empreendimento, se há um histórico de valorização desses e também verifique se há uma atenção quanto à sua imagem, pois muitas sequer possuem uma marca ou um site para divulgarem seus imóveis.

4 – Conheça as regiões de atuação

Regiões de atuação das melhores construtoras de Goiânia

Uma ótima maneira de saber que está fazendo um bom investimento com a construtora, é pesquisar sobre as suas regiões de atuação. Além de priorizar uma localização que não vá comprometer a sua rotina, fique atento se os seus projetos contemplam setores em alto desenvolvimento e se há uma diversificação de localidades dos seus empreendimentos.

Avalie também a infraestrutura das regiões, vias de acesso, estrutura de comércio e serviços, e a oferta e demanda de capa produto lançado de acordo com a população daquele setor.

5 – Certificados e premiações

Construtoras consagradas têm em seu portfólio o reconhecimento da sua qualidade construtiva e da excelência dos serviços prestados. Elas se destacam não só pelo quesito técnico, mas também pela sua responsabilidade socioambiental.

A CMO Construtora, por exemplo, está no mercado de construção civil há 33 anos, e de lá pra cá já conquistou diversas premiações e certificados que atestam o seu compromisso e respeito com a sociedade, como a Certificação ISO 9001, que garante que a empresa segue rigorosos padrões construtivos, e um dos mais importantes certificados da categoria, o chamado PBQPH – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, no nível A. Além disso, a CMO Construtora acredita que a sustentabilidade ambiental é uma responsabilidade intrínseca aos seus processos, por isso normatizou o Programa CMO de Olho no Verde, que elegeu mais de 50 práticas sustentáveis que seriam implementadas em seu processo produtivo.

6 – Pós-venda e assistência técnica

Informar-se sobre o pós-venda e os serviços de assistência técnica prestados pela construtora após a entrega do empreendimento é de extrema importância. A excelência e padrão de atendimento começam no primeiro contato, mas é na entrega das chaves que você vai ter a certeza de que escolheu a melhor construtora para fechar negócio.

Antes de comprar um imóvel, verifique se a mesma disponibiliza canais de acesso diretos como e-mail e áreas do site destinadas exclusivamente à esse atendimento. São passos simples, mas que podem evitar frustrações a longo prazo.

7 – Pesquise a história da construtora

Uma breve pesquisa no Google pode te ajudar a antecipar frustrações com a construtora que pretende fazer um futuro negócio. Então, o primeiro passo é pesquisar sobre o histórico e sua reputação no ambiente digital, principalmente mídias sociais.

Se possível, vá ao PROCON e procure saber se há registros recentes. E também, dentro do que for permitido, verifique a saúde financeira da construtora. Mas, lembre-se, mais importante que a análise dos índices de reclamação, é a análise dos índices de resolução dos problemas, pois é nesse ponto que você terá a certeza do comprometimento da empresa com os seus clientes.

8 – Busque a ajuda de um profissional qualificado

Por fim, mas não menos importante, solicite ajuda de um corretor de imóveis credenciado e, de preferência, especialista na construtora dos empreendimentos que ele atende. Aqui na 7Quatro, por exemplo, somos especialistas em imóveis da CMO Construtora, e temos um time de consultores preparados para te ajudar nessa escolha!

Algumas particularidades, como a documentação – principalmente de um imóvel na planta – exigem um conhecimento técnico mais apurado, que nem sempre você vai conseguir interpretar ou identificar de imediato. Como o corretor de imóveis lida constantemente com assuntos do mercado imobiliário, como valorização do imóvel, taxas de juros e financiamento, e investimentos, ele está apto a te ajudar a encontrar o apartamento que se encaixa melhor dentro das suas necessidades.

Ademais, avalie outras possibilidades e compare sempre! Um detalhe ou outro pode fazer a diferença no balanço final. Considere, sobretudo, a qualidade de atendimento da equipe, de como foi a experiência do primeiro contato e se a imobiliária ou a construtora está de fato interessada em te ajudar a encontrar o melhor custo benefício, e não apenas em te empurrar uma venda para saldar o estoque de produtos.

Com todas essas dicas, nós temos certeza de que você fará um investimento seguro, livre de preocupações e com a melhor construtora de Goiânia para você realizar o seu sonho!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário. Nós estamos sempre prontos para te ajudar!

(Visited 59 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *