Se planejar financeiramente garante estabilidade tanto no momento presente quanto no futuro, além de evitar endividamentos. Mas, infelizmente em nosso país, ainda temos uma cultura muito conservadora em relação às finanças. 

Não falamos sobre dinheiro ou investimentos e muitos menos buscamos compreender a importância de nos educarmos financeiramente e fazer um planejamento financeiro. Pelo menos, essa é a realidade de metade da população.

Pesquisa SPC

Jovem consultando seu aplicativo de planejamento financeiro no celular.

Uma pesquisa sobre Educação Financeira no Brasil encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC entrevistou 656 pessoas, maiores de 18 anos e com renda fixa, de todas as classes econômicas das 27 capitais brasileiras. O resultado do estudo demonstrou que 54% desses entrevistados não economizam nenhuma quantia.

Outro ponto demonstrado pelo estudo é que aqueles que poupam dinheiro preferem investimentos mais seguros como é o caso da caderneta de poupança. Fora isso ainda há o caso daqueles que quando poupam dinheiro, é para gastar mais, e não para investir ou guardar uma reserva de emergência. Logo, não fazem um bom planejamento financeiro.

No entanto, ainda temos uma parcela da população que investe em um bom planejamento financeiro. Ou seja, contratam consultorias para ter as melhores orientações sobre o assunto, fazem investimentos um pouco mais arriscados, investem em fundos imobiliários, dentre outros. Mas, caso não queira contratar uma consultoria, você mesmo pode controlar seus gastos e investimentos com o auxílio de alguns aplicativos para celular.

10 aplicativos para planejamento financeiro

Aplicativo de planejamento financeiro no smartphone.

Reunimos 10 aplicativos, para te ajudar a fazer um excelente planejamento financeiro. Confira.

Gratuitos

Mobills

Um aplicativo completo para controlar as finanças pessoais, disponível para Android, iOS e Windows Phone gratuitamente e também no site Mobills. Por meio desta ferramenta, você consegue controlar seus receitas, despesas e contas a pagar. 

Além disso, a plataforma gera relatórios e gráficos do seu orçamento e permite que você cadastre cartões de créditos e acompanhe de perto os seus gastos. 

O grande diferencial desse aplicativo é a sincronização em nuvem, o que permite que você acesse a sua conta em qualquer aparelho.

Guiabolso

Esse aplicativo, disponível para Android e iOS, permite que você cadastre os gastos e suas receitas e separe-as em categorias. 

Sua principal vantagem em relação aos demais é a sincronização junto com cartões de crédito e contas bancárias. Dessa forma, todos seus dados são lançados de forma automática. Além disso, a cada mês é gerado um relatório das suas finanças.

Outro diferencial desse aplicativo de planejamento financeiro é a consulta gratuita ao CPF e a busca pelas melhores opções de empréstimo que se encaixe no seu orçamento.

Minhas Economias

A grande vantagem do Minhas Economias é que você pode prever futuros saldos da sua conta bancária, de forma a evitar imprevistos. Além disso, o aplicativo permite o gerenciamento de projetos, metas e objetivos.

O Minhas Economias é também sincronizado com a versão web e o Internet Banking e permite o cadastro de mais de uma conta. Devido a sua sincronização, o aplicativo atualiza de forma automática todos os seus dados.

Outra vantagem desse aplicativo são os lembretes de pagamento de contas, evitando atrasos.  Fora isso, a ferramenta disponibiliza links para que o usuário se mantenha informado. Está disponível para Android e iOS.

Money Care

O Money Care é um aplicativo brasileiro que conta com um layout simples, que facilita a navegação. Disponível para Android e iOS, a ferramenta organiza seus gastos e receitas assim como da sua família.

Freemium – Grátis até certo ponto

Organizze

Assim como o Mobills, ele está disponível também para dispositivos móveis, aparelhos Android e iOS como para plataforma na web, no site do aplicativo. 

Esse aplicativo voltado para controle financeiro conta com sincronização em nuvem e pode ser usado, inclusive, quando o aparelho não estiver conectado a internet. Um diferencial é que toda as informações são criptografadas durante o processo de sincronização.

Outra vantagem do Organizze é o layout simples e amigável que facilita a navegação. O aplicativo tem uma conta premium com o valor de R$ 8 mensais.

Finance

O Finance é destinado a quem está começando a fazer o próprio planejamento financeiro, disponível para dispositivos Android e iOS. O aplicativo conta com alguns diferenciais, como o fato de permitir adicionar contas nacionais e internacionais e ainda há uma função na qual dá para cadastrar listas de compras, que conta também com preços atualizados.

Outra vantagem do Finance é fotografar todos os comprovantes e anexá-los a ferramenta. Fora isso, você ainda consegue realizar transferências entre as contas do aplicativo. O aplicativo é gratuito, mas também tem uma versão paga.

Money Lover

Esse aplicativo disponível para Android, iOS e Windows Phone é bem completo. Nele é possível organizar seu orçamento mensal em categorias e segmentar seu dinheiro. A ferramenta gera gráficos simples de como está sua realidade financeira.

Uma curiosidade sobre o Money Lover é que ele possui o modo viagem, onde é possível controlar os gastos em outras moedas. O aplicativo é gratuito, mas conta com uma versão paga.

Toshl Finance

O Toshl Finance pode ser caracterizado como um aplicativo divertido de planejamento financeiro. Isso porque ele conta com um personagem que analisa o que pode e o que não pode ser gasto com o dinheiro.

Disponível em todas as plataformas de smartphones, a ferramenta possui além de funcionalidades básicas, outras funções como exportar dados para outros programas, o uso de qualquer moeda do mundo, gerenciar mais de uma conta, montar um orçamento geral ou em categorias, além de sincronizar com inúmeros dispositivos. 

O Toshl Finance possui uma versão gratuita e uma versão paga. Baixe aqui o aplicativo para Android e iOS.

CoinKeeper

O CoinKeeper é um aplicativo de interface e interação simples, o que facilita a navegação e experiência do usuário. Por meio da ferramenta, é possível definir e gerenciar o seu orçamento pessoal e familiar. Assim como outros aplicativos, também oferece sincronização em nuvem e pode ser acessado de qualquer dispositivo.

O aplicativo é disponibilizado durante 15 dias para você analisar a ferramenta, seja em dispositivos Android ou iOS. Após esse período, é necessário pagar para ter acesso ao CoinKeeper.

Orçamento Fácil

E para finalizar nossa lista de aplicativos, temos o Orçamento Fácil, um aplicativo intuitivo e prático para a gestão de suas finanças. Nele você pode criar duas contas, uma para controle de seus negócios, ou seja, uma conta normal e ainda é possível abrir uma conta especial para gerenciar seus hobbies.

O aplicativo bastante funcional conta com um calendário, onde você consegue programar todos os gastos e receitas. Além disso, ele permite programar uma cópia de segurança de informações graças a interação com a Dropbox. Disponível para Android e iOS, esse aplicativo é gratuito, mas conta com uma versão paga com mais recursos. 

Agora que já te apresentamos incríveis opções de aplicativos pra você se organizar financeiramente, que tal já começar o seu planejamento para comprar o apê novo?! Fale agora com um Consultor Imobiliário e saiba mais sobre os empreendimentos!

(Visited 19 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *