A tecnologia está cada dia mais presente em nosso dia a dia, e não estamos nos referindo apenas aos smartphones, mas a uma infinidade de equipamentos tecnológicos. Alguns exemplos são os relógios digitais, que conseguem controlar desde nossa frequência cardíaca até o peso, as câmeras e demais aparelhos que funcionam por reconhecimento facial. Os aparelhos eletrônicos que ligam com um simples comando de voz. E não para por aí!

Seja na área médica, odontológica, estética, engenharia, design, construção civil, arquitetura, comunicação, educação ou em qualquer outro ambiente, a tecnologia já está tão presente em nossa vida, que é até difícil listar uma situação onde não recorremos a ela. E no mercado imobiliário, uma das áreas mais tradicionais, ela também vem conquistando seu espaço.

Chatbots, óculos de realidade virtual, imagens em 360º, contrato digital são apenas algumas das tecnologias que estão transformando o mercado imobiliário. Se ficou interessado em saber como se dá a presença destes e de outros exemplos quando nos referimos a imóveis, continue acompanhando este post.

Tecnologia e mercado imobiliário

O mercado imobiliário é um dos mais tradicionais, e por muitos anos, se limitou apenas a compra e venda de imóveis. Para ser um bom corretor e fechar bons negócios era necessário contar com uma boa agenda de contatos, além de ser persuasivo e convencer de que aquele imóvel era um bom investimento. 

Mas, esse cenário está mudando devido, principalmente, à crise que atingiu o mercado imobiliário, e o avanço das tecnologias. A crise econômica pelo qual o Brasil passou, prejudicou a economia do país, e por sua vez, atingiu o mercado imobiliário, e muitos imóveis ficaram parados. Dessa forma, os corretores tiveram que buscar novos meios para vender as propriedades. 

Além disso, com o surgimento de novas tecnologias, o contato entre imobiliárias e clientes ficam mais prático e rápido. Prova disso, foi o surgimento dos chatbots, que respondem imediatamente às dúvidas de quem pretende comprar o imóvel.

A tecnologia é, portanto, indispensável para que o mercado imobiliário evolua, isso porque ela resulta no melhor aproveitamento do tempo das duas partes envolvidas, envolve economia de recursos, além de propiciar maior autonomia e segurança.

Redes Sociais

As redes sociais surgiram com o objetivo de integrar as pessoas e facilitar a comunicação. No entanto, atualmente, estão inseridas em outros contextos, como o marketing e vendas. 

Os clássicos anúncios de jornais, por exemplo, perderam lugar para as campanhas realizadas no Facebook e Instagram. Isso porque os anúncios pensados para as plataformas online conseguem atingir um maior número de pessoas, além de serem personalizados conforme o perfil de cliente que pretende atingir.

Além disso, as redes sociais também facilitaram o contato entre clientes e imobiliárias. Portanto, se uma empresa do ramo de imóveis não se encontra em nenhuma mídia social, será mais complicado alcançar os clientes.

Contrato Digital 

Em se tratando de tecnologias que estão transformando o mercado imobiliário, os contratos digitais surgiram com o propósito de facilitar essa etapa tão burocrática. Afinal, na hora de assinar o documento, é complicado conciliar os horários entre as partes envolvidas. 

Mas, com a chegada do contrato digital, o processo fica mais ágil, porque as partes envolvidas recebem via e-mail o documento e já assinam. Sendo assim, quem comprar o apartamento ou alugar, precisa ir à imobiliária apenas para pegar as chaves. 

Aqui na 7Quatro já é possível assinar os contratos de compra e venda de apartamentos da CMO Construtora através do certificado digital. Uma enorme evolução para nós e para a sociedade, pois além de reduzir o uso de papel e contribuir para um futuro mais sustentável, facilita também a vida de nossos clientes, que podem assinar o documento em segurança, de qualquer lugar que estejam.

Realidade virtual

A realidade virtual se refere a uma tecnologia que permite a interação entre um determinado usuário e sistema operacional, onde o objetivo é proporcionar uma experiência virtual, diferente de um real. Tais sensações podem ser obtidas por meio de óculos de realidade virtual aumentado e fotografias em 360º.

Mas, como isso se encaixa no mercado imobiliário? Simples, com um óculo de realidade virtual é possível que o cliente de uma corretora visite mais de um imóvel num dia, sem literalmente, precisar sair do lugar. É só colocar os óculos e se preparar para conhecer o imóvel.

E no caso das fotografias 360º, elas também facilitam a experiência do usuário que contará com o máximo de informações daquele imóvel, já que conseguirá visitá-lo de maneira online e avaliar cada cômodo, detalhe, mobiliários, dentre outros itens. Logo, eles já chegarão até as imobiliárias com um máximo de dados sobre determinada propriedade, o que facilitará a venda.

E o que é mais legal nisso tudo é que os nossos imóveis da CMO Construtora possuem um stand virtual para você navegar e conhecer cada cantinho daquele apartamento que você está namorando há tempos. Clique aqui e faça um tour pelos decorados.

Chatbots

Provavelmente, você já deve ter acessado um site e pulou na sua tela uma janelinha de bate-papo. Se isso já aconteceu, então já teve uma experiência com um chatbot, que nada mais é, do que um robô que “finge” ser uma pessoa para conversar contigo.

Mas, essa tecnologia pode funcionar de maneira simples, apenas respondendo comandos pré-configurados. Ou ela também pode ser mais evoluída, e por meio de algumas perguntas, traçar seu perfil e o tipo de imóvel que deseja, por exemplo, e a partir daí, agilizar o processo.

Este chat funciona da seguinte maneira, ao entrar no site e determinar o padrão do seu imóvel, ele surgirá na tela e te dará diversas opções de imóveis. Enquanto você visualiza as imagens 360º daquele determinado lugar, esse robozinho já entra em contato com um corretor para passar o número do cliente, e esse profissional por sua vez, já liga para a pessoa interessada para agendar a visita. 

Drones

Ainda se referindo as tecnologias que estão transformando o mercado imobiliário, os drones também ganham destaque, isso porque eles podem fazer fotos aéreas dos imóveis. 

No entanto, o equipamento também pode realizar transmissões ao vivo ou gravar vídeos para postar no site da empresa imobiliária, ou no Facebook ou ainda no canal do You Tube, caso tenha algum.

Mas, existem diversos outros exemplos de tecnologias que estão transformando o mercado imobiliário, como é o caso dos portais exclusivos de anúncios, onde um determinado imóvel só pode ser anunciado por uma única imobiliária.

Gostou do conteúdo? Se você conhece outros exemplos de tecnologias que estão transformando o mercado imobiliário, compartilha com a gente nos comentários. 

Até a próxima!

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