Com a pandemia instaurada devido ao Coronavírus, causador da Covid-19, nos adaptamos e mudamos muitos hábitos. Dentre eles, passamos a ficar mais tempo dentro de casa e exercer dali nossas atividades cotidianas. Começamos a trabalhar a distância, nossos filhos passaram a ter aulas on-line e ao vivo e transformamos nossa maneira de relacionar com o próximo. 

As mudanças, que, muitos apelidam como o novo normal, também modificaram hábitos de compras e de consumo, inclusive, no que se refere a procura por imóveis com varanda. Pesquisa realizada por um portal de notícias imobiliários nos comprova isso. Continue lendo este post para conferir inspirações de como modificar os ambientes com varandas e torná-los mais funcionais.

Busca por imóveis com varanda aumentou mais de 100%

Levantamento realizado pelo portal Imóvel Web, divulgado em junho de 2020, e realizado entre março e maio, destacou que houve um crescimento da demanda de imóveis com varanda. Ainda segundo o portal, o aumento registrado no período foi justamente por locais com varanda, espaço para escritório e quintal.

De acordo com o site, apenas em março, primeiro mês em que foram adotadas medidas mais severas para restringir o vírus, com a determinação do isolamento social, o aumento registrado foi de 39% em relação ao mês anterior (fevereiro). 

Ainda segundo a pesquisa, quando comparado com o mesmo período de 2019, a procura por imóveis com varanda apresentou aumento na demanda de 128%.  Em relação às varandas e sacadas, a justificativa se dá por um espaço iluminado e aberto, onde é possível trabalhar e, até mesmo, cultivar hortas e se dedicar à jardinagem.

Varandas são sinônimos de versatilidade

As varandas são espaços multifuncionais, que mesmo antes da pandemia, já despertavam alguma atenção, principalmente porque não são utilizadas para apenas uma única atividade ou serviço. Por exemplo, nas sacadas, é possível ter um local criativo para trabalhar, contando apenas com itens simples, além de uma mesinha e cadeira, e ao mesmo tempo, cultivar alguma planta naquele ambiente.

Além disso, em dias mais quentes e aos domingos, a varanda é um local excelente para reunir amigos e familiares em tempos de não pandemia. Fora ser um lugar de refúgio, uma extensão do apartamento para se conectar ao mundo lá fora.

Larissa Andrade, jornalista prestes a concluir o curso de Design de Interiores, ressalta que na quarentena, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, e justamente, para ter uma certa qualidade de vida, mesmo com a pandemia, preferem apartamentos com varandas. “No período da pandemia, ter uma varanda é ter um contato especial com o mundo lá fora”, completa Larissa.

Ainda segundo ela, o local nos proporciona uma vista bonita do ambiente externo, apesar de tudo que estamos passando. “ Conseguimos valorizar o nascer e pôr do sol da varanda, de maneira segura, além de termos um pouco de contato, ainda que não seja de maneira direta com o ar livre”, conclui a jornalista.

A varanda ainda pode ser utilizada de outras formas. Dá para criar um cantinho de leitura no ambiente, um espaço destinado à prática de exercícios como yoga, meditação e pilates ou mesmo, para tomar um sol e renovar as energias, além de ser o local ideal para o home office e implantação de jardins e hortas verticais, assuntos que abordaremos a seguir.

Varanda como aliadas do home office

O Home Office, cuja origem vem do inglês, e em tradução literal, significa casa escritório, consiste no exercício do trabalho do conforto de nosso lar. Apesar de parecer um modelo de serviço recente, muitas companhias já adotavam o trabalho remoto. No entanto, com a chegada do Coronavírus ao país, se intensificou o número de empresas que aderem a prática.

A implantação do home office é, com toda certeza, uma tendência que veio para ficar. Empresas como Google, Apple e Twitter adotaram o trabalho remoto para evitar a proliferação do vírus, assim como Alibaba e Tencent. 

Aqui, no Brasil, observamos diversas situações em que o modelo foi adotado, existem as empresas que o adotaram até o final do ano, aquelas que optaram por exercer o trabalho remoto de maneira permanente, e as que funcionam em regime de escala presencial / remota. Mas, vale ressaltar que independente do que foi acordado, é preciso contar com um espaço adequado para o home office, e é sobre ele que falaremos a seguir.

Devido à sua versatilidade, as varandas são uma boa opção para quem precisa de um canto para trabalhar de casa e não dispõe de um cômodo específico. Para tanto, é preciso ter um bom sinal de internet no local, e uma certa privacidade, que pode ser alcançada com a instalação de cortinas ou divisores. 

Para tornar o local ainda mais produtivo, invista em outras mudanças, principalmente em itens decorativos, mudanças da cor da parede, insira elementos para dar mais luminosidade e até mesmo, cultivar plantinhas como suculentas, que são fáceis de cuidar e deixam o local mais bonito. 

Ah, além disso, é bom decorar o seu escritório na varanda com itens atrativos para uma boa apresentação audiovisual. Isso porque, ultimamente, reuniões via chamadas de vídeos acontecem com bastante frequência. Fora a introdução de elementos funcionais, invista em móveis que proporcionem certo conforto e ergonomia para evitar problemas futuros em sua saúde.

Jardinagem

As plantas são uma fuga excelente para os dias mais difíceis e para se livrar do estresse e ansiedade do dia a dia, sentimentos que se intensificaram bastante nesta quarentena, com todas as incertezas e cenários sobre a pandemia. 

Ter este contato com a terra e com a natureza, mesmo que mínimo, nos proporciona boas energias e nos renova. Além de proporcionarem mais vida aos ambientes, as plantas incrementam qualquer decoração. Fora que, podem ser cultivadas em espaços de tamanhos diferentes, desde quintais de casas até varandas de apartamentos.

As plantas trazem aquela sensação de paz e tranquilidade, além de refrescar o ambiente. Zamioculca, Lança de São Jorge, Violeta, Rosa de Pedra, Mini Cacto e Begônia são alguns exemplos de espécies que podem ser cultivadas em imóveis com varanda.

Horta caseira e vertical

Para evitar a exposição ao vírus durante a pandemia, as idas aos supermercados e feiras diminuíram de maneira significativa. Com isso, alguns de nós aderimos ao hábito de cultivar o seu próprio alimento, principalmente, os temperos, que se perdem muito facilmente. E, por incrível que pareça, existem alguns alimentos que podem ser cultivados em imóveis com varandas nas chamadas hortas verticais.

As hortas verticais podem ser dispostas em prateleiras, paletes, pequenos nichos e até mesmo, em canos de pvc, que aparentemente, não apresentam nenhuma utilidade. Além disso, um outro ponto lembrado por Larissa, é que, com a quarentena, as pessoas tendem a cozinhar mais, já que ficam em casa por períodos longos e seguidos, e é bem prático ter tudo ao alcance das mãos.

Imóveis com varanda: Inspirações

A seguir, confira algumas inspirações de varandas para você transformar a sua:

Ritmo Bueno – 67m²
Solar Amazônia – 83m²
Alto Areião – 99m²

Agora, que já conferiu algumas inspirações de como decorar os imóveis com varanda, e compreendeu o porquê das sacadas serem tão versáteis, que tal conferir mais algumas opções de apartamentos da CMO Construtora que contempla em seus projetos sacadas funcionais, com várias opções de metragens para você escolher a que mais combina com o seu estilo?

São várias opções de varandas gourmet, varandas com vista privilegiada para o parque e também apartamentos garden. Acesse o nosso site e invista no seu novo apê!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *