Comprar um apartamento é o sonho de muitas pessoas, mas sabemos que não é fácil reunir o valor necessário para a compra à vista. É nessa hora que o financiamento imobiliário surge como a melhor alternativa para realizar esse sonho. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona esse processo e como obter a aprovação do financiamento.

Neste texto, vamos mostrar 6 dicas práticas para quem quer financiar um apartamento sem grandes problemas. Além disso, destacaremos qual a melhor forma de quitar um financiamento e a importância de escolher uma imobiliária de credibilidade, para garantir mais segurança na hora da compra.

1 – Avalie suas finanças e planeje-se

O primeiro passo para financiar um apartamento é avaliar sua situação financeira e planejar-se para assumir as parcelas. É importante verificar sua renda mensal, suas despesas e gastos, além de avaliar se você possui alguma reserva financeira para arcar com as despesas iniciais do financiamento, principalmente com a entrada. Isso porque, quanto maior o aporte inicial, mais acessíveis ficarão as parcelas. Lembrando que o financiamento imobiliário pode comprometer, no máximo, 30% da renda mensal da família com as prestações mensais.

2 – Escolha o banco que melhor atenda suas necessidades

Existem diversas instituições financeiras que oferecem financiamentos imobiliários. Por isso, é importante pesquisar e escolher o banco que melhor atenda suas necessidades. Verifique as taxas de juros, prazos e condições oferecidas por cada instituição financeira e escolha aquela que oferece a melhor opção para você.

Em vários bancos é possível fazer uma simulação de financiamento on-line, isso pode ajudar bastante nessa escolha. É importante ainda, tentar uma negociação na instituição em que você já possua relacionamento, e por fim, ficar atento a possíveis vendas casadas, muitos bancos tentam vender produtos extras, em contrapartida à aprovação do financiamento, fique de olho, essa comercialização de produtos atrelados é ilegal.

3 – Fique atento aos documentos necessários

Para solicitar um financiamento imobiliário, é preciso estar com os documentos em dia e organizados. Por isso é importante estar com tudo certo na Receita Federal, não ter registros negativos em órgãos, como o Serasa, nem protestos registrados em cartório. Entre os documentos necessários estão: comprovante de renda, declaração do Imposto de Renda, Carteira de Trabalho, extrato do FGTS, comprovante de residência, CPF, RG e Certidão de Casamento ou de Nascimento. Mais a diante, será preciso apresentar ainda os documentos do imóvel a ser financiado, como a matrícula e o registro de imóveis.

4 – Considere a possibilidade de usar o FGTS

Se você possui saldo em sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, pode utilizá-lo na entrada do financiamento ou futuramente para ajudar na amortização da dívida: pagando parte das prestações do financiamento ou até mesmo para quitar o imóvel. Para utilizar o FGTS no financiamento imobiliário, é preciso que o imóvel a ser financiado esteja enquadrado nos requisitos do programa de financiamento escolhido e seja destinado à moradia do trabalhador ou de sua família.

É importante ressaltar que o valor máximo do saldo do FGTS que pode ser utilizado no financiamento é limitado e varia de acordo com a região e as regras estabelecidas pelo programa de financiamento. Verifique as condições para o uso do FGTS e veja se essa opção é viável para você.

5 – Não se esqueça dos gastos extras

Além das parcelas do financiamento, é importante lembrar que há outros gastos envolvidos na compra de um imóvel, como as taxas de cartório, documentação junto a prefeitura, e as taxas de vistoria. Por isso, é importante incluir esses gastos em seu planejamento. Várias instituições financeiras permitem acoplar parte dos gastos extras junto ao financiamento principal, mas se possível, tente quitar com recursos próprios, assim você não aumenta seu saldo devedor e não arca com juros sobre os novos valores.

6 – Conseguiu o financiamento? Tente amortizar

Depois de conseguir o financiamento é natural dar um tempo e deixar as contas se normalizarem, afinal foi feito um grande esforço financeiro. Porém, passado o sufoco, reveja sua capacidade de pagamento. A dica mais valiosa desse artigo é não esperar pelo final do financiamento. Sempre que possível amortize um pouquinho a sua dívida. É um processo rápido e na maioria das instituições financeiras, on-line.

Funciona assim: consulte seu banco e saiba qual o valor mínimo para a amortização, depois basta acessar seu contrato e optar pela amortização, em seguida, escolher entre a amortização por tempo do financiamento ou pela redução do valor da parcela. Em ambos os casos o valor será abatido na integra sobre o saldo devedor, ou seja, desse montante não serão incididos juros nem o seguro obrigatório.

Lembre-se: depois do financiamento aprovado faça uma simulação de amortização e veja se consegue prosseguir, assim você irá terminar o financiamento antes do esperado e poderá inclusive, antecipar futuras aquisições.

Por fim, é importante destacar que escolher uma imobiliária de credibilidade pode fazer toda a diferença na hora de financiar um apartamento. A 7Quatro Imóveis é uma ótima opção, pois conta com uma equipe de profissionais experientes e comprometidos em ajudar seus clientes a realizar o sonho da casa própria, oferecendo as melhores opções e auxiliando em todas as etapas do processo. Com a 7Quatro Imóveis, você tem a garantia de um serviço de qualidade e segurança na hora de adquirir o seu imóvel.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *