A casa própria é o sonho de muitos dos brasileiros e realizar esse sonho demanda tempo, organização, planejamento financeiro e bastante pesquisa sobre o imóvel. Antes de comprar um apartamento, é comum que algumas dúvidas surjam, por isso, a ajuda de um especialista faz toda a diferença neste momento.
Existem ainda outras questões que devem ser consideradas quando resolvemos comprar um apartamento, tais como, o tipo de pagamento ou se o imóvel será financiado. O tipo de imóvel que desejamos, se é novo, usado ou na planta, a região de preferência para a localização do apartamento, dentre outras.
Para te ajudar a responder essas e outras perguntas sobre a compra do apartamento, vamos te dar 7 dicas e mais uma Dica Bônus no final do texto para que fique atento antes de assinar os papéis e fechar a compra.
1- Planejamento financeiro
O primeiro passo que devemos analisar antes de comprar um apartamento são as finanças. É preciso colocá-las em dia para que seja feito um bom planejamento financeiro, até mesmo para saber quanto temos disponível para arcar com os custos de um novo imóvel, e quanto será possível dispor para arcar com as parcelas futuras.
Além disso, colocar todos os gastos com o apartamento no papel evita situações constrangedoras, tais como, a inadimplência com parcelas do imóvel, que pode, inclusive, levar a sua perda.
Para um bom planejamento financeiro, você deve, primeiramente, eliminar as dívidas pendentes, já que elas comprometem parte de sua renda. E, em alguns casos, pode sujar o seu nome, o que pode atrasar na compra do apartamento.
Não deixe de conferir o nosso conteúdo com 10 aplicativos para um bom planejamento financeiro.
Agora que já eliminou as dívidas, é hora de seguir para os próximos passos para ter um bom planejamento financeiro. Para isso, nada de comprometer a renda com gastos supérfluos, faça uma poupança para futuros gastos com o imóvel, pense em uma reserva de emergência e adote outras medidas para controlar o orçamento.
2- Tipo de pagamento
Outra questão a ser analisada antes de comprar um apartamento é a forma de pagamento que irá adotar, sendo que o mais comum é o financiamento.
Aqui, vale ressaltar que ao adotar essa transação, cerca de 30% de sua renda será comprometida com as parcelas do novo imóvel durante um longo prazo. Então, quanto antes começar a poupar esse valor, melhor.
Fora isso, existem 3 tipos de financiamentos imobiliários, os oferecidos por bancos privados, pela construtora e pela Casa Verde e Amarela, reformulação do programa Minha Casa, Minha Vida. A seguir, abordaremos um pouco sobre cada um deles para que entenda qual deles se adequa melhor a seu perfil.
Financiamento por bancos privados
Essa modalidade de financiamento é semelhante ao dos empréstimos praticados pelos bancos, sendo assim, possuem as taxas de juros mais elevadas.
Nesta modalidade exige uma série de exigências como por exemplo, é preciso estar com o nome limpo, dar uma entrada de (pelo menos) 20% do valor do imóvel e contar com boa pontuação em sistemas de crédito.
Além disso, normalmente, a garantia de pagamento das parcelas é o próprio apartamento.
Financiamento pelo Casa Verde e Amarela
O programa do Governo federal Casa Verde Amarela tem como objetivo dar subsídios para a população, cujas rendas variam entre a R$ 2 mil e R$ 7 mil, ter condições de adquirir um imóvel e realizar o sonho da casa própria.
O seu grande diferencial é oferecer taxas mais baixas dos que as praticadas por bancos ou instituições privadas para financiamento do valor do apartamento que não for subsidiado. Outra vantagem é a possibilidade de pagar a entrada no imóvel com os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS.
Financiamento pela construtora
Algumas construtoras oferecem essa opção de pagamento, principalmente, para os imóveis que ainda estão na planta. Neste caso, as condições são semelhantes aos bancos se tratando de garantia do pagamento, nome limpo e comprometimento da renda.
A grande vantagem de financiar um imóvel na planta pela construtora é que, nos primeiros meses, as parcelas terão um valor mais baixo, do que quando o apartamento for entregue.
3- Perfil do imóvel desejado e facilidades para o dia a dia
O tipo de imóvel que pretende comprar se é novo, usado ou na planta, também deve ser considerado, isso porque dependendo da escolha, algumas variáveis podem influenciar no preço final que irá pagar.
Apartamento na planta ou pronto para morar – qual a melhor opção?
Antes de comprar um apartamento, também é bom ter em mente, o que deseja que o imóvel tenha, se será de um, dois ou três quartos; se terá área de lazer inclusa; quantas garagens serão necessárias para atender você e sua família; será um imóvel pequeno ou imóvel maior?
Para quem pretende comprar um apartamento em cidades com bastante incidência de raios solares, portanto, muito quentes, existe outro ponto essencial a ser considerado, a posição do sol. Por exemplo, se o imóvel receber o sol da manhã, as chances do clima ficar mais favorável no decorrer do dia são maiores do que se ele receber o sol da tarde.
Outra questão a se pontuar aqui são as facilidades do imóvel em relação a região em que se encontra. Nesse quesito, é bom avaliar quais serviços são fundamentais para atender sua família e buscar um apartamento próximos a eles. Por exemplo, se tem filhos com idade escolar, opte por uma casa perto de escolas.
Mais uma questão que deve ser considerada neste ponto é a proximidade com o trabalho. Às vezes, comprar um apartamento distante do seu local de trabalho, por um preço menor do que um mais próximo, não compensa tanto quando for somar os gastos a longo prazo com gasolina, manutenção e alimentação. Partindo deste ponto, portanto, fica mais barato comprar um apartamento perto do trabalho, mesmo se houver uma certa diferença no preço.
4- Análise da região onde o imóvel está localizado
Para não ter nenhuma surpresa após comprar um apartamento, outra dica que deve considerar é fazer uma pesquisa para analisar a região onde o imóvel está localizado. Além das facilidades que já citamos acima como escolas, lembre-se de checar se o condomínio está próximo às vias de acesso principais, supermercados, hospitais, restaurantes e farmácias.
Observe bem a vizinhança e converse com os vizinhos para saber questões como infraestrutura, saneamento básico, iluminação pública. Além disso, visite a região em horários diferentes, de manhã e à noite, de preferência, para averiguar questões como a segurança pública e até mesmo as condições de trânsito e transporte.
5- Avaliação do imóvel
Depois de passar por todos os processos que já citamos, é hora de analisar o apartamento que pretende comprar. Logo, o próximo passo é avaliar as condições em que o imóvel se encontra.
Se o imóvel for usado, confira se o antigo dono não deixou pendências no pagamento ou se será necessário fazer reformas no local. Se comprou o apartamento na planta, visite o decorado para ter noções de espaço e começar a planejar a compra e disposição dos móveis na sua nova casa.
Ainda falando sobre a compra do apartamento na planta, depois que o imóvel for entregue, cheque toda a parte hidráulica e elétrica. Uma sugestão é levar um carregador de celular para analisar o funcionamento das tomadas. Fora isso, ligue as torneiras que vão em direção ao ralo para observar o escoamento da água e verifique a vedação das janelas.
Para te ajudar a não ter prejuízos lá na frente, investir em um profissional de engenharia e arquitetura, para dar uma olhada no apartamento, é uma boa opção.
6- Analise toda a documentação do imóvel
Fora todas as questões que listamos aqui, outra questão fundamental a ser observada antes de comprar um apartamento é a documentação do imóvel que irá adquirir.
Caso haja algum problema em relação aos documentos, toda a transação pode ser prejudicada. Por isso, é preciso ficar atento aos documentos do comprador, vendedor e também do imóvel.
Uma dica é procurar uma imobiliária para a compra do imóvel, pois normalmente, eles já contam com suporte jurídico para providenciar a documentação. Para isso, você pode contar com a 7Quatro Imóveis, afinal, nosso principal objetivo é encontrar o imóvel ideal para a realização do seu sonho.
Abaixo, separamos as principais documentações que deve ficar atento. Lembrando que elas podem variar no caso de apartamento novo ou financiado. Confira:
Documentos do Imóvel
- Certidão Negativa de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de outros tributos referente ao imóvel junto a prefeitura;
- Certidão Negativa de débitos relativos a impostos federais;
- Certidão da matrícula do imóvel atualizada;
- Cópia de débitos com concessionárias de água, energia ou de condomínio quitadas dos últimos 3 meses, no caso de apartamento usado.
Documentos do comprador
- Documentos do comprador
- Cópia dos documentos pessoais, como por exemplo, RG, CPF e Certidão de casamento ou União estável, a depender do estado civil;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de Renda / Cópia da Carteira de Trabalho ou da Declaração do Imposto de Renda para autônomos;
- Guia do FGTS.
Documentos do vendedor
- Cópia de documentos pessoais, e caso for casado, da Certidão de Casamento;
- Certidões negativas de impostos estaduais e federais;
- Certidão de recuperações judiciais, falências e distribuições de concordatas, caso haja;
- Consulta do cadastro da dívida ativa da prefeitura onde o imóvel está localizado;
- Certidões de ações civis, sucessões e execuções fiscais estaduais e municipais;
- Certidões negativas de cartórios de protestos dos últimos 5 anos, dentre outros.
7- Custos pós-compra
Depois de passar por todos os passos que citamos no decorrer do texto, é hora de finalmente fechar o negócio. A próxima dica está associada justamente ao tema, isso porque quando vamos comprar o apartamento, existem ainda alguns custos extras relacionados ao pós-venda.
Reformas, caso necessário, aquisição de móveis, decoração, além de arcar com impostos para transmissão de bem para seu nome, como registro do imóvel, são alguns dos custos pós-compra. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento financeiro já tendo em vista os gastos após fechar o negócio.
Como estamos falando sobre a compra de um apartamento, as taxas de condomínio também devem ser incluídas no seu orçamento, isso porque você arcará com elas durante um bom tempo, e além disso, quanto mais velho o imóvel, maiores as taxas. Sendo assim, é imprescindível somar o custo do financiamento com o valor do condomínio e checar se isso não irá comprometer sua renda e, consequentemente, qualidade de vida.
Agora, que já compreendeu quais dicas deve analisar antes de comprar um apartamento, é hora de começar a busca pelo imóvel ideal. Além disso, é preciso escolher uma boa construtora, com excelentes avaliações e recomendações para evitar dores de cabeça com o novo lar. Então, continue nos acompanhando para uma Dica Bônus de como escolher a melhor construtora de imóvel de Goiânia.
Dica Bônus: Como escolher a melhor construtora de imóveis de Goiânia
Como vimos no decorrer deste post, existem uma série de fatores a serem considerados antes de comprar um apartamento, fatores esses, que envolvem principalmente, aspectos financeiros. Mas, compreendemos que a compra de uma nova casa vai além disso, diz respeito à questões emocionais e psicológicos, já que é o sonho de muitos, prestes a se tornar realidade.
Por isso, é tão importante escolher uma boa construtora de imóveis, para evitar problemas como atraso na entrega ou entrega de empreendimentos mal planejados, descumprimento de contratos ou em casos mais graves, falência da empresa e perda de todo o investimento.
É possível evitar tais situações, observando passos, como por exemplo, avaliar a credibilidade e tempo que a empresa está presente no mercado; analisar a valorização de seus empreendimentos e buscar informações detalhadas sobre cada obra entregue; conhecer as regiões em que atua e pesquisar as avaliações de seus clientes.
Também devemos considerar se a empresa tem todas as certificações indispensáveis para seu exercício, e se já foi premiada atuando nesse mercado. Avalie também como é seu atendimento pós-venda e serviços de assistência técnica e não se esqueça de “dar um Google” para saber sobre a reputação da construtora.
Se ficou interessado neste assunto e gostaria de ler um pouco mais sobre o tema, acesse o nosso conteúdo sobre os 8 passos para escolher a melhor construtora de Goiânia, em nosso blog.
Nós, da 7Quatro Imóveis, nos orgulhamos de sermos parceiros da CMO Construtora, uma construtora referência no mercado imobiliário goiano, com mais de 30 anos de história. Sendo assim, somos capazes de oferecer diversas opções de empreendimentos prontos e na planta, todos projetados pela CMO, para que escolha o que melhor se adapta à sua necessidade e condições financeiras.
Fale com um Especialista CMO no nosso site e comece a concretizar seus sonhos!
Dúvidas, críticas ou elogios, deixe abaixo nos comentários. Um grande abraço!