Economizar uma grana no orçamento da casa é sempre uma boa opção, principalmente, se for com aquela verba destinada a melhoria no lar por meio de reformas ou mesmo, novas construções.
Obras essas que demandam uma certa quantia bem significativa. No entanto, é possível mudar a casa apenas trocando alguns móveis de lugar ou investindo em jardinagem, gastando bem pouco ou quase nada. Quer saber como?
Continue nos acompanhando para conhecer, se inspirar e a partir daí, criar novos conceitos e ideias para mudar a sua casa.
1 – Analise o que já tem em casa
Antes de começar as pequenas mudanças, é preciso analisar tudo aquilo que existe dentro do seu lar. E, quando falamos em tudo, é tudo mesmo, tapetes, móveis, itens de cama, mesa e banho, papeis de parede, tecidos, tintas, dentre outros itens, que a princípio, podem parecer irrelevantes.
O primeiro passo para mudar a casa é organizar toda a bagunça! Dê um verdadeiro limpa e separe os itens que podem ser reutilizados ou reaproveitados para outras finalidades.
Além disso, descarte tudo aquilo que já não apresenta nenhuma funcionalidade para você. Caso o item esteja em boa condição de uso, não se esqueça de doar para quem realmente precisa.
2 – Reforme alguns móveis
Nossa casa é o reflexo daquilo que somos, ela reflete nossa personalidade, gostos e estilos. E, assim como sentimos vontade de mudar, seja cortando o cabelo, colocando uma tinta diferente, mudando o estilo de roupa, podemos fazer alterações de estilo também em nosso lar.
Por exemplo, podemos dar uma temática mais rústica a um cômodo, em específico, optando por móveis nessa pegada. Para isso, podemos envernizar ou até mesmo, lixar os móveis de madeira, usar pallets para criar nichos e até mesmo, adotar um papel de parede que lembra a madeira para tal fim.
Também é possível dar novas funcionalidades aos móveis, como por exemplo, retire os cabideiros e gavetas do guarda-roupa que, inclusive, podem servir de base para novas prateleiras, e crie uma cristaleira para dispor utensílios talheres e louças de luxo.
É possível mudar a sua casa, simplesmente, dando uma nova “cara” a um móvel antigo ou colocando papel de parede em alguns ambientes.
3 – Trabalhe sua criatividade
Outra dica para mudar a casa, que é bem simples e fácil de fazer, é modificar as cores dos ambientes. Mas, para dar um ar mais criativo aos cômodos, uma boa opção é investir em papéis de parede para ter um resultado bem diferente.
Além disso, adesivos também podem ser utilizados, um adesivo de panda, por exemplo, pode ser utilizado para decorar a geladeira. Outra boa dica é investir em lettering, que podem ser adesivados, ou mesmo, feitos a mãos, caso tenha habilidade.
E por falar em geladeira, vamos a outro ponto: invista na cozinha! Sim, dá para fazer pequenas mudanças sem gastar quase nada nesse cômodo, uma dica é pintar os azulejos.
4 – Invista em jardinagem
Sempre que tiver um tempo livre, aproveite para dar uma atenção especial ao espaço que tem destinado a jardinagem em seu apartamento. Uma simples limpeza no local já confere uma nova aparência.
Dê uma atenção especial as plantinhas que cultiva, retire as folhas secas, troque o adubo e observe como está o solo e a umidade. Se notar que precisam de um sol, coloque as plantas em um local mais iluminado.
Caso tenha vasos em sua varanda, e julgar, que eles são “sem graça”, dê mais vida a eles, colorindo com cores fortes, mas que remetam a natureza, tais como azul, amarelo, verde. Se não tem vasos em caso, saiba que é possível criá-los usando cimento. No próprio YouTube você encontra vários tutoriais de como fazê-los.
Ainda nos referindo ao assunto jardinagem e criatividade, uma outra dica é investir em suculentas, essas plantas são de fácil cuidado, porque não precisam ser regadas diariamente, e podem ser cultivadas em qualquer espaço, seja em casa ou apartamentos. Uma boa opção é utilizar canecas, xícaras e até mesmo taças para plantá-las.
5 – Cultive hortas
Para mudar a casa e de quebra ainda colher benefícios, que tal apostar em algo que vai promover saúde? Estamos falando de cultivar uma horta. Dessa forma, você terá fácil acesso a um alimento saudável, totalmente livre de agrotóxicos e ainda economizará nas compras.
Além de serem benéficas para nós e para o ambiente, as hortas podem ser cultivadas em espaços de tamanhos variados, inclusive em apartamentos, onde temos as chamadas hortas verticais.
Hortas verticais
As hortas verticais são ideias para apartamentos ou casas como metragem pequenas. Nesses locais, é possível cultivar coentro, tomate, couve, flor, cebolinha, hortelã, manjericão, rúculas e até mesmo, pimentão. Confira algumas dicas para cultivá-las:
- Escolha um ambiente que seja bem iluminado e receba luz solar, pelo menos, por 4 horas por dia. No apartamento, a varanda é uma boa opção de local para a sua horta vertical ser cultivada;
- Utilize terra e adubos, de preferência, orgânicos, para iniciar sua horta;
- Não se esqueça de regar as plantas com frequência. O melhor período para aguá-las é no comecinho da manhã ou final da tarde;
- A terra deve permanecer úmida, jamais encharcada, por isso, avalie bem as condições do solo e água;
- Retire as folhas secas para que a planta tenha um crescimento saudável.
6 – Dê uma atenção especial à manutenção
Sempre que possível, tire um tempinho para listar tudo aquilo que precisa de manutenção, providencie um kit de ferramentas e coloque as mãos na massa.
Você pode dar atenção especial aquele buraco na parede ou aquele descascado na tintura. Para isso, aplique argamassa no local, espere secar, lixe bem e o ambiente estará pronto para receber tinta.
Verifique a situação das pias e chuveiros, veja se não é possível trocar alguma vedação ou tomar alguma outra providência. Se for algo que consiga fazer, mãos à obra.
7 – Aposte nas pequenas mudanças
Outras pequenas mudanças também podem dar um ar diferenciado ao seu apartamento. Detalhes simples como a troca de tapetes; o uso de nichos de madeira com algum item decorativo e/ou colecionável como boneca, carrinhos, brinquedo; uso de luminárias; a criação de móveis usando pallets e até mesmo uma iluminação criativa, fazem toda a diferença na decoração da casa.
Outras opções são organizar o cantinho do home office com uma disposição diferente de móveis, envernizar portas e móveis, criar um mural de fotos, com imãs ou prendedores, dentre outros.
Estas foram apenas algumas dicas para mudar a casa sem precisar gastar com grandes reformas, mesmo que bem simples.
Gostou do conteúdo? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão e o que já fez para mudar algum cantinho aí da sua casa.