Documentação pronta, chave do apartamento novo entregue, o sonho de ter a casa própria finalmente está se concretizando. Mas ainda restam muitas questões a serem consideradas para o imóvel ficar do jeito que sempre sonhou. Planejar a decoração do apartamento, por exemplo, é o próximo passo a ser realizado.

Apesar de parecer simples, a decoração do imóvel demanda bastante tempo, organização, e claro, um bom planejamento para evitar gastos desnecessários, erros que podem atrasar a mudança para o novo lar, ou ainda, algumas dores de cabeça desnecessárias.

Para te ajudar nesta questão, preparamos um passo a passo para seguir e planejar, sem erro, a decoração do imóvel novo. “Como organizar a decoração do meu novo apê?”, “Devo ou não contratar um profissional para isto?”, “Qual valor devo gastar?”, são algumas das perguntas que responderemos no decorrer do post. Continue nos acompanhando para esclarecer todas suas dúvidas.

1 – Contrato ou não um profissional?

Esta dúvida pode surgir na cabeça de qualquer pessoa na hora de planejar a decoração do apartamento, e a resposta para esta questão é: depende. Diversos fatores devem ser considerados antes de tomar esta decisão.

Tem várias ideias de como decorar o seu imóvel, mas não consegue colocar elas no papel e montar um bom planejamento? Então a melhor solução para seu caso é contratar um designer de interiores para te ajudar. Contudo, nada de deixar a planta do apartamento na mão do profissional e só voltar quando tudo estiver pronto. 

Jovem conversa com arquiteta e planeja a decoração do seu apartamento.

Acompanhe todo o seu serviço, visite showrooms para dar opiniões sobre o projeto, busque inspirações no Pinterest e em outros aplicativos e sites e mostre tudo o que gostar para o designer de interiores.

Por outro lado, é preciso ressaltar que, a contratação do profissional demandará um custo extra que, talvez, não estava previsto no orçamento. No entanto, o designer de interiores tem conhecimento de mercado e de boas soluções que podem te ajudar a economizar em alguns itens. Logo, contratar o profissional pode ser uma alternativa viável. 

2 – Medidas

Um dos itens mais importantes na hora de planejar a decoração do apartamento, se não o mais importante, é o tamanho dos ambientes e as medidas disponíveis para o mobiliário e decoração.

É praticamente impossível fazer qualquer planejamento sem ter as medidas do imóvel. Isto, por um motivo bem simples: pode sobrar ou faltar algum espaço no ambiente.

Homem medindo as paredes para decorar o seu apartamento.

Para evitar os erros, é importante ter a planta baixa do apartamento. E, claro, ter todas as demais medidas do imóvel. Portanto, anote as medidas do pé direito, da cama, das paredes, tamanho e localização de janelas e portas, espaço destinado às tomadas e interruptores. 

Ah, e não se esqueça de levar suas anotações a cada loja que visitar, seja de móveis, acessórios, planejados, dentre outras. 

3 – Orçamento

Agora, é hora de pegar caneta e papel e escrever tudo que precisará para decorar o apartamento, assim como tudo que pretende fazer no imóvel. Dessa forma, ficará mais fácil visualizar os gastos que terá em cada cômodo da casa. 

Casal de jovens definindo um orçamento para decorar o seu apartamento.

Além disso, pense em todos os custos com equipamentos, materiais, acessórios, móveis, dentre outros. Para simplificar ainda mais a organização, uma dica é fazer uma lista com todos os itens que precisar. Na dúvida, volte na sua lista, confira todos os itens e cheque se não está faltando nada.

Ah, se optar por contratar um profissional para sua obra, não se esqueça de colocar este investimento no orçamento.

Pesquisa e compras

Com o orçamento definido, as medidas e a planta baixa do apartamento em mãos, é hora de ir às compras, mas antes, dê uma boa pesquisada nos preços. Para isso, utilize todos os recursos que tem disponível. 

Visite lojas físicas, sites da internet e aplicativos para pesquisa de preços. Tente também negociar preços e quando tiver certeza que escolheu as melhores opções em custo-benefício, finalize as compras.

4 – Mudanças maiores – Serão necessárias?

Outro ponto a se considerar antes de decorar o apartamento, é se pretende fazer alguma mudança maior. Por exemplo, vai trocar todo o revestimento, irá trocar ou instalar forro de gesso, irá quebrar alguma parede? Caso tenha em mente alguma destas modificações, é importante que sejam feitas antes de começar a decoração.

Outra questão, é que estas mudanças irão demandar um certo tempo, portanto, o melhor é que o apartamento esteja completamente vazio, principalmente sem os novos móveis. Esta dica vale mesmo se a mudança a ser feita seja algo simples, como uma nova pintura. Afinal, deixar os móveis novinhos ou itens e acessórios em um lugar que está passando por obras, não é recomendável, já que ficarão expostos a poeira e podem sofrer danos.

5 – Escolha o cômodo que irá decorar

Outro passo essencial na hora de planejar a decoração do apartamento é escolher o cômodo que irá decorar. Para isso, separe seu imóvel por ambientes, e a partir daí, faça alguns desenhos ou anote o que precisará para compor o espaço da forma que sempre sonhou. 

Planeje a decoração de cada cômodo, de maneira individual. Por exemplo, para a sala de estar, você pode abusar do quesito criatividade, mas não se esqueça de manter a harmonia. 

Pense em como irá dispor os móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, se haverá tapetes, qual será a cor das paredes, das cortinas, se terá algum item decorativo a mais como quadros, nichos, dentre outros. 

Outra dica fundamental para todos os cômodos, é aliar funcionalidade e praticidade à decoração. Uma boa opção é investir em prateleiras, móveis planejados e funcionais, assim como em outros acessórios que irão atender suas demandas básicas de maneira rápida. 

6 – Pintura do apartamento

Para dar o pontapé inicial em sua decoração, escolha as cores do apartamento. Primeiramente, faça uma lista com todas as cores que pensou para o imóvel e as possíveis combinações. 

Se estiver com dúvidas, uma dica é buscar por inspirações no Pinterest. Além disso, é possível fazer algumas simulações em sites de fabricantes de tintas, o que é bem simples de ser feito. É só carregar as fotos do apartamento e testar as diferentes combinações possíveis. Portanto, antes de começar a escolha das tintas, tire fotos do apartamento e de todos os cômodos em diferentes ângulos.

Ah, vale lembrar, que quanto mais assertiva for a escolha das cores, melhor. Afinal, é por meio desta escolha que definirá os outros itens da decoração, como a cor dos móveis, tapetes, persianas e outros.

7 – Utilize aplicativos e softwares

A nossa última dica, porém, não menos importante é utilizar a tecnologia a seu favor para planejar a decoração do apartamento. A fim de te ajudar a escolher os melhores aplicativos e softwares, listamos alguns dos mais utilizados. Confira:

Um aplicativo onde é possível descobrir o nome de uma cor por meio de uma foto. Como funciona? De maneira simples, é só carregar a foto no celular que o app descobre as informações.

Neste aplicativo, ao carregar uma foto para o celular, você consegue testar os itens de sua decoração. Sua grande vantagem é analisar como as peças ficarão dispostas naquele ambiente antes de finalizar as compras.

No aplicativo, é possível esclarecer diversas dúvidas sobre reformas, como por exemplo, tempo da obra, gastos, indicação de profissionais e até mesmo, inspiração. Como funciona?

Primeiro, instale o aplicativo em seu celular (ele está disponível para aparelhos iOS, Android e Windows) e faça um cadastro. Em seguida, escolha o cômodo que irá reformar e o que pretende fazer no ambiente. Por último, informe as medidas. Pronto! Agora, é só esperar o relatório do programa.

No aplicativo da Tok & Stok, é possível visualizar dicas de reformas, arquitetura, designer de interiores, dentre outras. Além disso, você consegue esclarecer suas principais dúvidas por meio de entrevistas realizadas pela marca com profissionais referências no assunto. Além disso, você consegue acompanhar boas inspirações em diversas edições da revista Design.

O simulador de ambientes será seu fiel companheiro quando for planejar a decoração do apartamento, ou mesmo, se for fazer uma pequena reforma. No aplicativo, além de simular cores, é possível analisar disposição, mudanças e combinação de itens como luzes, plantas, objetos e até mesmo disposição de janelas.

Utilizar aplicativos para simular a decoração, dividir o imóvel por ambientes, escolher a melhor cor para cada cômodo, aliar os detalhes do projeto com praticidade e facilidade e definir um orçamento e segui-lo à risca são os principais passos que deve seguir na hora de planejar a decoração do seu apartamento. 

Ao seguir tais dicas, e partir para as compras, com plena consciência do que seu imóvel precisa, você evita dores de cabeça futuras e gastos desnecessários. Além, é claro, de poupar tempo refazendo algum serviço, sendo assim, logo estará de mudança para o apartamento decorado da forma que sempre sonhou.

Gostou das nossas dicas? 

Então, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Gostaria de contribuir com nossa publicação? 

Então, deixe um comentário abaixo. 

Adoraríamos receber seu feedback!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *