A venda do imóvel usado envolve uma série de questões, desde a parte burocrática, com todos os documentos necessários para a transação, até questões mais estéticas, como a aparência do local.
Além disso, várias dúvidas podem surgir sobre a venda do imóvel, como por exemplo, qual valor devo cobrar? Qual a melhor forma de publicar o imóvel para venda, em um portal imobiliário, diretamente com o corretor de imóveis ou por conta própria? O que devo considerar antes de anunciar o apartamento ou casa para venda? dentre outras questões.
Para te ajudar a responder essas e outras perguntas, que podem surgir durante as negociações, separamos 7 dicas para ajudar na venda do imóvel usado de maneira rápida. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto.
Vender o imóvel por conta própria ou contratar ajuda especializada: qual a melhor opção?
Antes de abordarmos sobre as dicas de vendas do imóvel usado, apresentaremos as vantagens e desvantagens das duas opções.
Vender o imóvel por conta própria, nem sempre é uma opção muito viável. Isso porque, o proprietário pode não ter todos os conhecimentos técnicos necessários para negociar com o provável cliente. Dessa forma, estará mais sujeito a riscos, como por exemplo, vender a casa por um preço bem abaixo do valor de mercado. Contudo, ao anunciar o imóvel por conta própria, o proprietário não terá que arcar com um profissional de fora para fazer isso, ou seja, será um custo a menos.
Contratar um profissional, por outro lado, contribui para que o imóvel seja vendido e anunciado da melhor forma e de maneira mais rápida, já que o profissional tem acesso a informações sobre a região, lista de prospecção de clientes, maior disponibilidade para agendar visitas e contatar potenciais compradores, além, é claro, de ser um especialista em sua área de atuação. Mas, é claro que essa ajuda mais especializada irá render custos extras como mencionamos acima.
Agora, que já mencionamos os prós e contras das duas opções, abordaremos sobre as 7 melhores dicas para venda do imóvel usado de forma mais rápida.
Dica 1 – O preço do imóvel usado
Uma das principais dúvidas que surge na hora de anunciar um imóvel para venda é: qual valor devo cobrar? Para responder a essa pergunta e calcular o preço do local, alguns fatores devem ser levados em consideração, como localização, infraestrutura da região, segurança, as taxas residenciais, área total do local.
Em um apartamento, por exemplo, é preciso considerar o andar em que o imóvel está localizado, a quantidade de cômodos, se possui ou não garagem.
Um dos pontos mais importantes quando se trata da venda de imóvel é o preço de mercado. É ele que contribuirá para o imóvel ser vendido mais facilmente, ou não. Aqui, a dica é pesquisar valores de mercado da região, já praticados pelas imobiliárias, principalmente, aqueles cujas características sejam semelhantes ao local que pretende vender.
Dica 2 – Atente-se a documentação
Outra dica essencial para a venda do imóvel de forma rápida é estar com a documentação em dia. Principalmente, porque um dos fatores que prejudica a venda rápida é a documentação em atraso. Por isso, antes mesmo de anunciar o imóvel, o ideal é providenciar todas as questões burocráticas relativas ao imóvel.
Atente-se, principalmente, aos impostos e taxas, ao registro atualizado de possíveis aumentos de áreas construídas, devidamente registrados no assento imobiliário, à certidão atualizada do imóvel, às negativas de débitos de IPTU e condomínio. Isso sem falar dos documentos pessoais, que também devem estar em dia.
Existem alguns documentos específicos para o contrato de compra e venda do imóvel. Sendo eles:
- Documentos do imóvel: Cópia autenticada da escritura, registrada no Cartório de Registro de Imóveis, Certidão Negativa vintenária de ônus reais, Certidão Negativa de impostos e débitos condominiais, cópia autenticada do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do último ano, planta do imóvel, averbação, Registro de ações reipersecutórias e alienações.
- Documentos da Pessoa Física (quando optar por vender o imóvel por conta própria): cópia de Identidade, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, comprovante de residência, certidões negativas e protestos de títulos.
- Documentos do comprador: Cópia de RG, CPF, RG e CPF do cônjuge, certidão autenticada de casamento (se for casado), endereço e profissão.
Dica 3 – Organização e pequenas reformas fazem a diferença na venda do imóvel usado
Itens básicos como limpeza, manutenção hidráulica e elétrica do seu imóvel também deve estar em dia. O possível comprador, ao visitar a casa em questão, gostará de vê-la em perfeito estado, portanto organização e limpeza são excelentes aliados para a venda do imóvel usado de maneira rápida.
Se for o caso, invista em reformas no imóvel em questão, isso valorizará a casa e não contribuirá para que o potencial comprador desista da venda ao ver, por exemplo, uma parede descascando, um piso solto, ou uma pia entupida. Lembre-se que todo o investimento pode ser somado ao preço do imóvel e retornará para seu bolso.
Veja aqui 7 dicas para mudar a casa sem fazer grandes reformas.
Além disso, faça uma boa faxina no imóvel, lixe as paredes e passe algumas camadas de tinta nova, limpe bem pias, vasos sanitários e cada canto dos cômodos. Quanto mais limpa e organizada a casa estiver, maior a chance de ser vendida mais rapidamente.
Dica 4 – Anuncie na internet
Anunciar na internet é uma boa opção, por ser um dos meios mais utilizados por compradores. Além disso, ao postar um anúncio online, as chances dele ser compartilhado é bem maior do que nos meios offline. Logo, maiores são as chances de mais pessoas verem o anúncio, e consequentemente, as chances de a casa ser vendida, de forma mais rápida, também aumentam.
Aqui, vale lembrar que é possível anunciar o imóvel em portais imobiliários, mídias sociais, sites de vendas direta, como OLX, Zap Imóveis, Quinto Andar, dentre outros.
Outro ponto importante a se considerar aqui é que, mesmo com os bons resultados obtidos com o anúncio de venda de imóvel usado pela internet, os meios offlines não devem ser descartados, principalmente os que podem ser adaptados para o online, como um bom material de divulgação. Um bom material de divulgação, por exemplo, pode ser impresso ou compartilhado via mídias sociais, e-mails, dentre outros.
Dica 5 – Quanto mais informações, melhor!
Ao preparar o anúncio de venda do imóvel usado, lembre-se, quanto mais completo o anúncio, maiores as chances do possível comprador entrar em contato. Para facilitar na redação das informações, pense em tudo aquilo que você perguntaria caso estivesse comprando aquela casa.
Busque fazer uma descrição mais afetiva do imóvel, abordando por exemplo, o fato de ser o lugar ideal para iniciar uma vida nova, uma família, construir novos planos. Ao escrever sobre o imóvel, traga essência e emoção ao descrever cada um de seus detalhes
Dica 6 – Invista em boas fotos para venda de imóvel usado
É bem provável que o potencial comprador terá a primeira impressão do imóvel, por meio do anúncio. Por isso, é tão importante investir em boas informações que despertarão seu imaginário, e farão com que ele idealize a casa.
O ideal é contratar um profissional especializado para fazer as fotos do imóvel que está à venda, mas como nem sempre isso é possível, você mesmo pode tirar as fotos. Para isso, siga algumas dicas:
- Destaque os pontos fortes do imóvel;
- Tenha atenção com a iluminação, para a foto não ficar estourada, nem muito escura;
- Tem uma vista agradável de alguma janela? Fotografe;
- Arrume bem o ambiente antes de tirar as fotos;
- Dispense itens muito pessoais.
Dica 7 – Atendimento: resposta rápida gera retorno rápido
Quanto mais rápido responder o cliente, maiores são as chances de vender o imóvel com agilidade. Portanto, ao deixar canais disponíveis para o contato, seja rápido ao responder as mensagens e ligações de potenciais compradores. O ideal é que esse atendimento seja feito em um dia para não perder a venda.
Ainda na questão de atendimento, prepare o imóvel para que esteja apto para receber visitas. Para isso, ao agendar as visitas, certifique-se que, no horário escolhido, não tenha ninguém no imóvel (caso o local ainda esteja ocupado); dispense os objetos que forem muitos pessoais; caso haja algum animalzinho morando ali, leve para passear ou deixe em um canto isolado.
Além disso, se ainda morar no imóvel, você pode brincar com o imaginário do potencial comprador, passando um cafezinho ou assando um bolo para deixar o “cheirinho de lar” espalhado no ambiente. Essas sensações, com toda certeza, irão influenciar na venda do imóvel usado de maneira rápida.
Se nos acompanhou até aqui e aprendeu todas nossas dicas sobre como ter um retorno rápido com a venda do imóvel usado, é hora de colocá-las em prática. Caso tenha alguma outra dica, dúvida ou sugestão que não abordamos aqui, deixe abaixo nos comentários.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com sua rede de amigos. Tem sempre alguém precisando de uma mãozinha para vender um imóvel usado mais rápido.