Finalmente, você conquistou o sonho de ter a casa própria, de sair da casa dos pais. Ou, se casou e juntamente com o parceiro, conseguiram construir um novo lar. E, esta conquista merece uma celebração à altura, o open house, ao lado de quem amamos. Amigos e familiares que sempre estiveram ao nosso lado, torcendo e até mesmo, nos ajudando no tão sonhado projeto do imóvel novo.
Mas, o que é open house? De maneira resumida, o termo remete à ideia de chá de casa nova, a comemoração que fazemos ao lado de pessoas queridas, para celebrar o novo lar. Normalmente, esta recepção acontece quando um casal volta da lua de mel, contudo, não é necessário ter um casamento para realizar um open house.
Acabou de comprar uma casinha nova e gostaria de fazer uma recepção para apresentá-la a seus grandes amigos? Então, continue nos acompanhando neste post, que daremos as melhores dicas para realizar seu open house e celebrar seu novo lar.
1 – Planejamento e orçamento
O primeiro passo para a realização do open house é definir o orçamento que pretende investir na recepção. A partir do cálculo, você delimitará quantas pessoas serão convidadas, qual a melhor opção de cardápio e até mesmo, o melhor horário para a festa. Definido o orçamento, portanto, é hora de definir qual o melhor horário e dia para a celebração.
2 – Convite do Open House
Certo, depois de definir o horário e dia da festa, partimos para o segundo passo, a produção e envio de convites para os convidados.
Uma dica é brincar com a ideia de open house, fazendo os convites em formato de chave de casa e entregar pessoalmente a cada convidado.
Outra opção é utilizar ferramentas online como o próprio Canva para criar um convite virtual e enviar para os convidados via WhatsApp.
Outra opção, também viável, é criar um evento no Facebook e convidar por ali mesmo as pessoas para sua festa. Uma vantagem desta opção é que ela permite que a pessoa confirme se irá ou não na sua recepção.
Outra dica importante em relação ao convite é deixar algum contato para as pessoas confirmarem a presença no evento, uns dias antes do evento, para que possa se organizar em relação aos comes e bebes. E, também, a talheres, mesas, cadeiras, guardanapos, dentre outros.
3 – O Cardápio
A escolha do cardápio para o open house fica por conta dos anfitriões, claro, e existem, diversas possibilidades, como por exemplo, churrasco, noite de sushi, petiscos e salgadinhos, dentre outros que abordaremos melhor a seguir.
Além disso, os donos da festa devem também decidir se preferem cozinhar todos os pratos ou encomendar alguma comida pronta. Uma dica é investir, em pelo menos, um prato feito pelos anfitriões para dar aquele toque especial à recepção.
Antes de decidir o cardápio, vale ressaltar, qual seria a quantidade média / porção indicada por convidado. Por exemplo, se for fazer um churrasco, o consumo médio é de 400g de carne e 800ml de cerveja por pessoa. No caso de petiscos, mini-lanches ou salgadinhos, devemos considerar uma média de 12 a 20 unidades por pessoa.
No entanto, caso opte por uma refeição no estilo self service, precisa planejar uma variedade de comida e bebidas que agrade a todos, tendo opção para as crianças, como batata frita e também, para quem tem alguma restrição alimentar. Neste caso, é preciso ainda deixar todos os utensílios para as pessoas se servirem e comerem à vista de todos. Além de contar com mesa e cadeiras para todos.
Ah, falando nisso, se optar pelo churrasco, ou por petiscos, não precisa se preocupar de ter mesa e cadeiras para todos. Afinal, alguns preferem comer em pé, conversando e bebendo. Mas, lembre-se de espalhar algumas cadeiras, puffs e investir em, pelo menos, uma mesa para os convidados se sentarem.
E, claro que no cardápio do seu open house não poderia faltar uma deliciosa sobremesa. Uma boa opção são os docinhos, que são fáceis e práticos de serem preparados. Aqui, o cálculo é de 10 a 20 unidades por pessoas.
Cozinhando para os convidados
Como falamos acima, uma opção é criar e cozinhar o próprio cardápio da festa para servir aos convidados. E, o que não falta são opções práticas e simples, que podem ser feitas no micro-ondas e até mesmo na Air Fryer.
Separamos duas receitas para que possa receber seus convidados no open house, uma de lasanha de micro-ondas, e uma de enroladinho de queijo e presunto na fritadeira. Só de ver estas opções já deu água na boca, né? Então, confira o seu passo a passo a seguir.
Lasanha de Micro-ondas
Para fazer esta simples receita de lasanha, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 200g de muçarela (fatia)
- ½ peito de frango desossado e sem pele, bem cortadinho
- ½ xíc. de água
- 1 sachê de caldo galinha
- 8 tiras de massa de lasanha seca pré-cozida
- 2 xíc. de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes cortadas em rodelas
Agora, vamos ao modo de preparo.
Primeiramente, deposite e misture em um recipiente próprio, o frango, a água e o caldo de galinha. Em seguida, cubra com plástico filme, mas deixe uma saída de ar, e leve ao micro-ondas por 4 minutinhos. Lembre-se de colocar na potência alta e de mexer na metade deste tempo.
O passo seguinte é adicionar a polpa de tomate e deixar por mais 5 minutos, ou até borbulhar no micro-ondas. Feito isso, retire a mistura dali e reserve. Depois, pegue uma forma pequena, faça as camadas com o molho, a massa de lasanha e a muçarela. Aqui, não use todo o queijo disponível, reserve para usar na próxima etapa. Cubra toda a massa novamente com filme plástico e deixe descansar por 10 minutos.
Por fim, vamos levar a massa novamente ao micro-ondas, mas não se esqueça de fazer um leve furo para a saída de ar. Deixe ali por 10 minutos.
Tire a receita do eletrodoméstico e retire o plástico filme para acrescentar a muçarela que tinha reservado, depois, volte ao micro-ondas até que o queijo derreta. Nesta última etapa, não é preciso “plastificar” a massa. Retire dali e deixe esfriar, depois é só servir esta deliciosa lasanha aos convidados.
Enroladinho de queijo e presunto na Air Fryer
Outro prato bem simples de ser preparado e, que, além de tudo, é bem saboroso. Para esta receita, você precisará de massa de lasanha pré-cozida ou massa de pastel retangular, muçarela fatiada, presunto ou peito de peru em fatias, maionese, orégano, molho de tomate ou catchup (se preferir).
Para o enroladinho de queijo e presunto, o cálculo é o seguinte: 1 folha de lasanha ou 1 massa de pastel + 1 fatia de queijo e de presunto somado aos demais ingredientes a fim de preparar cada unidade. Faça esta receita, seguindo o modo de preparo a seguir:
Em primeiro lugar, deposite uma colher de molho de tomate na massa e coloque as fatias de muçarela e presunto. Em seguida, adicione uma colher de sopa de maionese e feche o enroladinho.
Utilize um garfo para fechar as laterais da massa e evitar vazamento. Caso queira deixar o enroladinho com uma “casquinha mais dourada”, espalhe novamente uma colher de maionese na massa já fechada.
Por fim, coloque os enroladinhos na fritadeira elétrica por 7 minutos. Retire dali, salpique orégano e sirva aos seus convidados. Garantimos que eles irão aprovar!
Além das duas receitas que separamos acima, indicamos conferir outras incríveis receitas no link a seguir para deixar seus convidados bem satisfeitos.
4 – Bebidas: qual a melhor opção?
No caso da bebida, você pode pensar em meia garrafa de vinho por pessoa ou outra bebida alcóolica. Também há a possibilidade de servir drinks, chopp ou cerveja.
Para as bebidas não alcoólicas, opte por refrigerante ou suco. E, não se esqueça de servir sempre água, ou deixar a mostra para os convidados.
Caso os anfitriões do open house não bebam, eles podem deixar a opção em aberto e cada convidado levar o que preferir.
5 – Decoração do seu Open House
Para a decoração do open house, não há muito o que inventar. Aqui, o simples chama mais a atenção já que a grande estrela da festa é o novo lar, que por si só, já chama a atenção. Mas, nada te impede de investir em uma mesa temática, como por exemplo, uma mesa com tema cinema ou sushi night.
Além disso, um simples varal de recadinhos pode fazer toda a diferença, disposto ao lado da mesa que as pessoas irão se servir. Portanto, é uma boa ideia, pensar em um cantinho onde as pessoas possam deixar alguns bilhetinhos e recadinhos com boas vibrações para a casa nova.
Pontos que merecem uma atenção especial na sua Open House
Existem alguns pontos, que não mencionamos no decorrer do texto, mas que merecem uma certa atenção durante o open house. Vamos listá-los a seguir:
- Playlist: uma boa recepção pede uma boa música. Portanto, invista em algo que lhe agrade, mas que também agrade aos convidados da festa. Mas, não se esqueça de moderar na altura do som. Afinal, a galera da festa vai querer socializar e a música muito alta atrapalha. Isso, sem falar das regras do condomínio quanto à música muito alta, caso a nova casa seja em algum prédio.
- Lembrancinhas: sim, você pode investir em lembrancinhas para os convidados levar para casa e lembrar da sua festa. Pode ser algo bem simples, como um docinho ou mesmo, uma mini suculenta. Só não se esqueça de personalizar este pequeno agrado com um recadinho pessoal para cada convidado.
- Presentes: alguns convidados podem levar algum presente para sua casa nova, mas não é obrigatório.
- Crianças: é provável que algumas crianças irão até seu open house. Logo, é importante deixar um cantinho para eles, com lápis, canetinhas e papel, ou algum jogo para descontrair.
Viu só como é simples e prático organizar um open house e recepcionar tantas pessoas especiais para celebrar sua conquista? Então, agora que conseguiu organizar sua casinha nova, será que não vale a pena pensar nesta recepção para compartilhar esta alegria com amigos e familiares? Siga nossas dicas e celebre seu novo lar em um incrível open house.
Ah, e não se esqueça de compartilhar nossas dicas com aquele amigo que acabou de mudar, de casar ou que está pensando em fazer um open house.
Gostou do nosso conteúdo? Quer acrescentar alguma dica para organizar o chá de casa nova? Compartilha com a gente. Será muito bom te ouvir!